Principal / Nutrição / Dietas / Viva melhor com a dieta mediterrânea
dieta-mediterranea

Viva melhor com a dieta mediterrânea

Há muitas maneiras de se sentir bem, mas um novo estudo vem mostrando que a dieta mediterrânea pode melhorar tanto a sua saúde física como mental.

Já foi provado que aderir a uma dieta mediterrânea reduz o risco de doenças crônicas, como a obesidade, a diabetes de tipo 2 e doença do coração, assim como ela também pode prolongar a sua vida.

Um novo estudo mostra que esta dieta que enfatiza frutas, legumes, peixes, azeite de oliva e nozes pode melhorar a sua saúde física e mental.

Pesquisadores espanhóis perguntaram para mais de 11.000 pessoas a respeito de suas dietas para determinar se elas seguiam a dieta mediterrânea. Quatro anos depois, os pesquisadores mediram a qualidade de vida dos participantes, tanto em relação a sua condição física, como mental.

Pessoas que seguiam uma dieta mais parecida com a mediterrânea relataram melhor saúde mental e física. A ligação entre este tipo de dieta e qualidade de vida foi mais evidente para o bem-estar físico, no entanto os aspectos da saúde mental também foram positivamente potencializados.

A dieta mediterrânea, que tem a sua própria pirâmide alimentar, determina os alimentos que devem ser consumidos diariamente, semanalmente e, ocasionalmente. Os principais aspectos da dieta incluem:

  • Todas as refeições principais devem incluir frutas e legumes, cereais e produtos lácteos, como queijo e iogurte.
  • A principal gordura na dieta é o azeite de oliva, o qual é utilizado no lugar de alimentos como a manteiga e a margarina.
  • Peixes, aves e ovos são enfatizadas como as principais fontes animais de proteína, sendo a carne vermelha limitada a algumas vezes por mês.
  • Alimentos assados e açucarados são consumidos apenas moderadamente, incluindo bebidas açucaradas. A fruta fresca é normalmente consumida como sobremesa diária. Vinho também é permitido como parte desta dieta, geralmente junto com as refeições, sendo recomendado um a dois copos por dia para homens e um copo por dia para as mulheres.

A atividade física regular é essencial, a fim de se manter o peso e o condicionamento físico saudável.

Leia também:
– Mais Benefícios Relacionados à Dieta Mediterrânea
– Dieta Mediterrânea pode impedir problemas cerebrais?

Deixe seu Comentário!

Sobre Nutrição & Musculação

Nutrição & Musculação
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo autoral e traduções sem prévia autorização.

Veja Também

cafe-expresso

Você sabia que seu hábito de beber café pode ser genético?

Se você bebe uma xícara de café já pensando em tomar a próxima, talvez os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close