Principal / Musculação / Treino para definição muscular: Isso realmente existe?
Treino Definição

Treino para definição muscular: Isso realmente existe?

Essa é uma das maiores lendas do mundo fitness. Parafraseando o treinador Waldemar Guimarães: “o que define é a dieta!” Mas de onde esse mito surgiu?

Quando assistimos vídeos de fisiculturismo, podemos notar que por maiores que os atletas sejam eles estão bem definidos. O motivo disso é que os vídeos geralmente são gravados em períodos próximos das competições. Nessa fase o atleta está comendo menos carboidratos e está em dieta severa.

Quando uma pessoa come pouco, tem menos força para treinar, correto? Portanto é natural que os atletas realizem mais repetições com menos peso.

Outro motivo é a famosa supercompensação de carboidratos. Alguns dias antes da competição o atleta retira totalmente os carboidratos da dieta e passa a fazer muitas repetições para poder acabar com todo o carbo (em forma de glicogênio) que está armazenado nos nossos músculos e também no fígado. Após esse período o atleta faz o inverso e passa a consumir doses generosas de carboidratos. Essa manobra faz com que o corpo fique sedento por carboidratos, então tudo o que for consumido será absorvido dentro do músculo, deixando-o maior e mais definido.

Instrutores de musculação no mundo todo se deparam com essa lenda diariamente. Chega um menino magrelão na academia, sem nenhuma carne em volta dos ossos e quer porque quer fazer o tal “treino para definição muscular”. Logicamente o instrutor deve explicar que definição é uma proporção entre baixa percentual de gordura contratando com alguma massa muscular. No jargão da musculação, gente magra muito magra não é definida, é desnutrida.

O treino de alta repetição não define nada, é apenas uma estratégia utilizada para aumentar o efeito da dieta.  Sozinho ele não tem efeito significativo.

Deixe seu Comentário!

Sobre Leandro Osti

Leandro Osti
Leandro Osti é Personal Trainer, licenciado em Educação Física pela UEL, é Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (FMH/UTL). E também, Coordenador Técnico da Academia Master Sports - Londrina

Veja Também

terry-crew

Conheça a rotina de treinos e dieta de Terry Crew

Ele tem 48 anos, ele é engraçado, e ele ainda está num corpo inspirador. Você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close