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Shakes para emagrecer, será que eles funcionam?

Fazer seis refeições por dia, nutritivas e equilibradas, não é tarefa fácil. Com a correria do dia a dia, é muito mais prático ficar horas sem comer ou esquentar uma lasanha no forno de micro-ondas. Só que esses hábitos, além de comprometerem a saúde, podem contribuir para o aumento de peso. E é aí que muitas pessoas apelam para os shakes prontos. A ideia de perder ou controlar o peso substituindo até duas refeições por um copo de shake é mesmo tentadora.

É lógico que os shakes para emagrecer funcionam! Mas o “segredo” não está no produto. Experimente trocar o café da manhã e o jantar por uma vitamina com leite desnatado, um pouco de aveia e uma fruta; pegue leve no almoço e nas refeições intermediárias. Com certeza, você também vai perder peso. Se substituir refeições por shakes fosse a solução para a obesidade, por que o número de pessoas com excesso de peso só aumenta? Porque assim como todas as outras fórmulas milagrosas para perda de peso, não existe reeducação alimentar! Mesmo variando os sabores do shake, uma hora a pessoa vai enjoar e voltará aos velhos e maus hábitos alimentares. É uma dieta monótona e desestimulante em curto prazo.

Vejo como problema não tanto a composição dos shakes, mas a orientação generalizada para seu uso. Se quiser perder peso, substitua seu almoço e jantar. Se quiser manter o peso, substitua apenas o jantar. Se quiser ganhar peso, acrescente dois shakes ao dia, além de sua alimentação habitual. Isso é simplista, ingênuo demais! E a individualidade biológica onde fica?

Sem dúvida, com nossa rotina cada vez mais atribulada, é interessante introduzir uma refeição líquida ao longo do dia, desde que isso seja feito com bastante critério. É preciso avaliar muito bem essa troca, para que a refeição líquida de fato supra as necessidades individuais de cada organismo, em momentos específicos do dia. Antes de comprar o shake que o vendedor recomendou, lembre-se que a composição do produto deverá atender as suas necessidades nutricionais. Em outras palavras, o fato de o rótulo apresentar uma combinação de nutrientes segura e adequada, não significa que o produto seja o mais indicado para você.

Se você é sedentário, passa o dia sentado em um escritório, deve buscar uma composição que supra o seu gasto energético diário. Faria sentido você e aquele seu amigo, que sai do trabalho e vai para a academia treinar pesado, tomarem o mesmo tipo de shake? Por isso, fatores como atividade física específica (prática de esportes), atividade geral (atividades do dia a dia), objetivos, características metabólicas individuais, etc., devem ser levados em consideração na hora da compra.

A recomendação básica é: nunca, exceto em casos extremamente particulares, substitua o almoço e o jantar por shakes. Essas duas refeições, tomando por base o padrão cultural brasileiro, devem conter alimentos como arroz integral, feijão, macarrão integral, batata doce, carnes magras, ovos, legumes e verduras. Alimentos que poderiam compor as refeições intermediárias, inclusive. Mas, nem vou me estender nessa questão porque, em nome da praticidade, a maioria das pessoas abre mão de se alimentar bem e melhor. Já que é mais prático, então use os shakes como substitutos para as refeições intermediárias, no meio da manhã ou da tarde, e apenas quando não for possível comer alimentos sólidos de qualidade.

Como eu sempre explico aos meus pacientes, a rápida perda de peso não representa apenas eliminação de gordura, mas também de água e músculos. Uma pessoa que substitui sem critério as principais refeições do dia por shakes e mantém seu ritmo de treino, pode perder tecido muscular, além de manifestar sinais/sintomas devido a deficiências vitaminas/minerais. A receita mais eficaz para a perda ou controle do peso é a mudança gradual nos hábitos alimentares. Antes de cair no conto do shake da moda, procure um nutricionista e reavalie suas prioridades. Ter tempo para se alimentar, bem e adequadamente, deve ser o primeiro passo na busca de uma vida com mais qualidade.

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Sobre Dr. Rodolfo Peres

Dr. Rodolfo Peres
O Dr.Rodolfo Peres é nutricionista especialista em nutrição esportiva. Atende desde atletas de alto nível a pessoas que simplesmente buscam uma melhor qualidade de vida.

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