Principal / Saúde e Bem Estar / Será que você deveria comer casca de banana?
Casca de Banana

Será que você deveria comer casca de banana?

Apesar de já ter sido considerada fonte de piadas em desenhos animados, a casca de banana, agora, está sendo vendida como um elixir para a saúde.

Faça uma pesquisa no Google por “Comer casca de banana” e encontrará diversos artigos exaltando o seu valor nutricional.

Você encontrará artigos como: “Comer cascas de Banana te deixa com uma Saúde Ótima”; “Não se esqueça da casca”; e “Benefícios da Casca de Banana”. A relatos de que cascas de banana curam insônia e depressão, baixam seu colesterol, protegem seu coração e trazem benefícios para seus olhos. O problema é que não há quase nenhum fato científico por trás dessas afirmações – se é que há algum.

As pessoas  procuram constantemente por um alimento mágico” diz David Levistky, professor de nutrição e psicologia na Universidade de Cornell. “Isso traz consigo a ideia de que a fonte de toda a felicidade está na comida. A comida é essencial, mas não é a resposta mágica para todos os problemas.” completa David.

Especialistas em nutrição dizem que, mesmo havendo muitos nutrientes interessantes na casca de banana, são em pequenas quantidades e, ainda mais importante, não há nenhum estudo que mostre que nosso corpo consegue absorvê-los.

Não é porque um nutriente está lá que você pode usá-lo” explica Levtisky.

E há a questão do sabor. Cascas de banana simplesmente não têm um gosto bom, diz Lesli Bonci, consultora de nutrição e dona da Active Eating Advice. “Elas são amargas e difíceis de mastigar.” Além disso, há o problema da dureza da casca. Você não vai conseguir fazer uma vitamina com ela sem um liquidificador de alta potência, segundo Bonci.

Já no que diz respeito aos boatos de que pessoas de outras partes do mundo comem a fruta inteira, com casca e tudo, o especialista em banana Dan Koeppel discorda.

Banana DescascadaVenho estudando bananas há quase 15 anos já viajei para cada continente em que as bananas são plantadas e nunca vi alguém comer a casca” diz Koeppel, autor de “Banana: The Fate of the Fruit That Changed the World” (“Banana: O destino da fruta que mudou o mundo”, ainda sem versão em português).

Vá em frente, procure no google ‘macaco comendo uma banana’ e você verá que até mesmo a maior parte dos macacos tira a casca antes de comê-la. Se os macacos são espertos o suficiente para perceber isso, nós também deveríamos ser” diz Koeppel.

Então, quais os motivos válidos para comer uma casca de banana?

A principal razão é evitar o desperdício de comida, segundo Bonci.

É claro que, se você está tentando ter consciência ambiental, há outras formas de se evitar o desperdício de cascas de banana e ser amigo do meio ambiente – como utiliza-las como adubo. “Bananas são ótimas para adubo” diz Koeppel. “Elas apodrecem em poucos dias.”

Se você ainda estiver morrendo de vontade de colocar cascas de banana em sua vitamina, isso provavelmente não vai fazer mal.

O único perigo que eu vejo são os pesticidas que podem ter se acumulado na casca” diz Levtisky. “Então, se você quer colocá-las na sua vitamina matinal, você pode acabar ingerindo uma dose deles, se não lavá-las muito bem.”

Mas não espere que sua língua pule de alegria com o sabor.

“Se você adora a parte branca da melancia, você vai adorar cascas de banana” diz Levitsky.

Deixe seu Comentário!

Veja Também

gripe

10 Regras para se recuperar de gripes e resfriados

Quando a temporada de gripes e resfriados chega, você pode se sentir como se estivesse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close