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Potencial ergogênico do Ômega-3 na melhora da função neuromuscular e no desempenho em atletas

Alguns estudos já demonstraram resultados positivos com suplementação de Ômega 3 na saúde humana. A partir do consumo de ômega 3, ocorre, no nosso organismo, a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico) que, apesar de apresentarem estrutura semelhantes, exercem funções totalmente diferentes. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular, e o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil. O Ômega 3 também tem várias outras funções no organismo humano, como fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicérides no sangue, auxilia no controle da pressão arterial, possui efeito anti-trombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, promove a saúde cardiovascular e tem ação antinflamatória pós-exercício, diminuindo citocinas inflamatórias e auxiliando na diminuição da dor muscular tardia.

Até aí já seria bastante convincente a sua utilização, principalmente para praticantes de exercícios físicos. Agora, recentemente, estudos comprovam a utilização de Ômega 3 como fator ergogênico na melhora da função neuromuscular e no desempenho de atletas treinados.

Um novo estudo randomizado feito por Lewis et al. publicado em junho de 2015 pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition, indica que uma suplementação de PUFA n-3 melhorou a função neuromuscular periférica e aspectos de fadiga com um efeito claro sobre a função neuromuscular, classificando o seu uso antes de atividades físicas como um potencial fator ergogênico no desempenho de exercícios intensos.

Consulte sempre um nutricionista atualizado e capacitado para ajustar suas necessidades individuais.

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Sobre Leandro Freire Santana

Leandro Freire Santana
Leandro Freire Santana é Nutricionista Esportivo (CRN1 8331) e Consultor Científico Atlhetica Nutrition

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