Principal / Musculação / Posso treinar todos os dias?
treinar-todos-os-dias

Posso treinar todos os dias?

A resposta para essa pergunta precisa de uma série de reflexões.

Primeiro, se você quer HIPERTROFIA, é importante entender que deve treinar de forma INTENSA, e que o ganho muscular ocorre no DESCANSO.

Mas você sabe quanto tempo seu músculo precisa descansar para se recuperar completamente?

O treinamento gera uma série de eventos intracelulares que, em última análise, regula a expressão do gene e a síntese de proteínas. O treino pode alterar a atividade de cerca de 70 genes que regulam fatores diretamente envolvidos com a hipertrofia.

A síntese de proteínas aumenta depois de apenas um treinamento, mesmo com uma única série de exercícios.

Mas, vários fatores colaboram para a duração total desta recuperação. Alguns deles são: tipo de fibra muscular, intensidade do treino, alimentação adequada e respostas endócrinas (testosterona, hormônio do crescimento, cortisol, insulina e o crescimento do tipo insulina fator I) que contribuem para a magnitude da hipertrofia.

Assim, esses são os fatores que irão definir quantos treinos podemos e devemos fazer por semana.

Desta forma, se as variáveis acima mencionadas estiverem equilibradas, ocorre um grande momento anabólico nas primeiras 2-3h, sendo percebida alterações por até 36-48h pós-exercício, quando treinados parecem se recuperar em média nas primeiras 36h e não treinados em 48h.

Portanto, para quem busca HIPERTROFIA, parece ser possível treinar todos os dias, desde que respeitemos os princípios mencionados e que não treinemos com um intervalo menor de 48h o mesmo grupamento muscular.

Referências:
A Review of Resistance Training-Induced Changes in Skeletal Muscle Protein Synthesis and Their Contribution to Hypertrophy, Damas et. al., 2015.
Effects of Resistance Training Frequency on Measures of Muscle Hypertrophy: A Systema

Deixe seu Comentário!

Sobre Fabiano Oliveira Morige

Fabiano Oliveira Morige
Fabiano Oliveira Morige Personal Trainer – CREF: 047693-G/SP Consultor Atlhetica Nutrition www.atlheticanutrition.com.br

Veja Também

leg-press

Olzírio Júnior aponta cinco exercícios fundamentais para pernas

Olzírio Júnior é treinador pós graduado em Educação Física e atleta bodybuilder e é Campeão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close