Principal / Fisiculturismo / Atletas / Os 10 melhores fisiculturistas de todos os tempos
10-melhores-fisiculturistas

Os 10 melhores fisiculturistas de todos os tempos

O fisiculturismo ficou fora de controle com a noção pura de que “quanto maior melhor” em relação aos corpos mais impressionantes dos fisiculturistas. No passado, não se tratava de tamanho, mas sim de qualidade, estética e proporcionalidade.

Um corpo impressionante certamente possui tamanho muscular, mas deve conter uma simetria perfeita e um detalhamento enorme para fazê-lo parecer como se tivesse sido esculpido a partir de uma pedra de mármore na Grécia antiga, não como se tivesse apenas músculos inflados com ar quente nos fundos de um laboratório. Aqui estão aqueles que acreditamos ser os 10 corpos mais agradáveis esteticamente e impressionantes de todos os tempos.

10° – PHIL HEATH

Phil Heath

Phil Heath é o atual Mr. Olympia, depois de vencer cinco vezes consecutivas de 2011 a 2015. Ele possui uma estrutura quase perfeita de grandes deltóides, braços grandes, uma cintura fina, e um tronco esculpido.

Veja também:
– Rotina de treino de bíceps e tríceps com Phil Heath

9° – FRANCO COLUMBU

Franco Columbo

Conhecido como “O Homem Forte Sardenho”, Franco Columbu desafiou a genética em uma época em que os suplementos eram difíceis de encontrar e os métodos de treinamento tinham que ser não-convencionais para se ter quaisquer tipos de ganhos consideráveis. Columbu tinha ventres musculares incrivelmente grandes em uma pequena estrutura com articulações pequenas. Como resultado, ele conquistou o mundo do fisiculturismo ganhando duas vezes o Mr. Olímpia, mesmo depois de uma devastadora lesão no joelho, em que ele deslocou o joelho durante o torneio O Homem mais Forte do Mundo de 1977 enquanto carregava uma geladeira em suas costas. Isso que é um retorno incrível!

8° – FRANK ZANE

Frank Zane

Ao se referir à definição muscular, usamos o termo “Zanelike” (semelhante à Zane) na musculação. Como tal, qualquer pessoa que tenha um nome que é sinônimo de fisiculturismo merece estar no top 10 dessa lista. Se existe uma pessoa na qual os frequentadores de academia escolheriam ser semelhantes, seria Frank Zane. Com apenas 86 quilos, ele tinha uma estética tão agradável aos olhos quanto você pudesse imaginar, e ele não se assemelhava em nada aos fisiculturistas volumosos e grotescos com os quais o esporte conta atualmente devido à drogas pesadas e pela dependência na massa para ganhar títulos de musculação.

Frank Zane tinha um corpo tão incrível que ganhou até mesmo de Arnold Schwarzenegger no IFBB Mr. Universo de 1968, tendo cerca de 27 quilos à menos. Zane se concentrou em linhas definidas e deu atenção aos detalhes para ganhar massa muscular de cair o queixo e foi um dos poucos a conseguir este feito. Ele ganhou três títulos Olympia consecutivos fora de condicionamento e mudou o esporte do fisiculturismo para sempre, sendo capaz de vencer com apenas 84 quilos e braços de 45cm, mas com uma cintura inédita de 74cm. Se em algum momento houve um cara que tivesse um corpo cônico em forma de V, foi Frank Zane.

7° – RONNIE COLEMAN (1998 E 1999)

Ronnie Coleman

Ronnie Coleman chocou o mundo da musculação depois de vencer seu primeiro título no Mr. Olympia em 1998, quando Dorian Yates, 6 vezes campeão do Mr. Olympia havia se aposentado e Paul Dillett desabou no palco. Coleman explicitamente roubou o prêmio de Shawn Ray, Nasser El Sonbaty e Kevin Levrone, que disputavam o primeiro lugar por anos. Ronnie chegou enorme e rasgado. Dorian estava provavelmente feliz por ter se aposentado naquele momento porque o tamanho e o condicionamento de Ronnie eram incomparáveis naquele ponto.

Ronnie Coleman adquiriu tudo nos estágios iniciais de sua carreira, incluindo volume muscular e os detalhes, mas nada era mais impressionante do que suas costas. Até mesmo o atual Mr. Olympia, Phil Heath, não consegue alcançar o tamanho dos ventres musculares e a simetria que Ronnie exibia em suas costas.

No entanto, Ronnie Coleman levou o assunto da volume longe demais e você pode perceber como o seu tronco ficou fora de controle após os anos. É um choque que ele tenha vencido o Mr. Olympia tantas vezes com dezenas de fisiculturistas participando que exibiam tamanhos enormes com rasgos melhores. Basta dar uma olhada na linha do tempo e você poderá notar que as formas mais dominantes dele foram durante os seus dois primeiros títulos de Mr. Olympia.

6° – KEVIN LEVRONE

Kevin Levrone

Sendo o fisiculturista mais subestimado de todos os tempos, Kevin Levrone tinha um conjunto absurdo de braços e deltoides para coincidir com o seu tronco absolutamente esculpido. “A Máquina de músculos de Maryland” acabou não garantindo sua grandeza, ficando em segundo lugar no Mr. Olympia quatro vezes.

5° – ARNOLD SCHWARZENEGGER

Arnold Schwarzenegger

O que seria de uma lista dos melhores corpos sem Arnold? O Arnold tem sido o rosto do fisiculturismo desde que conquistou seu primeiro Mr. Olympia e ganhou os corações da nação. A combinação de tamanho e definição muscular de Arnold, juntamente com a sua personalidade o transformaram na estrela de filmes de ação mais bem paga de todos os tempos e posteriormente no governador da Califórnia.

No entanto, mesmo que muitos provavelmente pensem que ele deveria estar melhor posicionado na lista, ele não poderia competir atualmente do ponto de vista físico. Seu tamanho foi superado e ele ficou claramente fora de condicionamento por praticamente todo o restante de sua carreira como fisiculturista depois dos anos 90.

Independentemente disso, Arnold ainda parece melhor do que a maioria dos fisiculturistas volumosos/grotescos e tinha um dos melhores corpos, que consistia em um corpo ideal que gostaríamos de imitar. Além disso, sua personalidade ainda faz dele o maior fisiculturista de todos os tempos.

Veja também:
– Vídeo: Legado | Arnold Schwarzenegger’s Blueprint
– Treino de Peito do Arnold Schwarzenegger

4°- LEE HANEY

LEE HANEY

Antes de Lee Haney, havia apenas tamanho ou condicionamento, mas não os dois ao mesmo tempo. Haney foi o primeiro a fornecer os dois. Ele tinha musculosidade inovadora e uma forma estelar. No entanto, o 8 vezes campeão do Mr. Olympia não recebe nem de perto o reconhecimento que deveria, o que é certamente decepcionante. Atingindo as escalas de 113 quilos, Haney era maior do que todos os seus concorrentes, mesmo entrando todas as vezes no palco com abdômen e rasgos bem definidos e riscados. Haney transformou o esporte do fisiculturismo para sempre ao dominar este campo. Muitos tentaram e acabaram por não conseguir igualar o que Haney conquistou em termos de correspondência do seu tamanho com a sua vascularização. Haney levou o treinamento a um nível totalmente novo ao mostrar detalhes nunca antes vistos.

3° – DEXTER JACKSON

DEXTER JACKSON

Dexter Jackson finalmente entrou para a história ao ganhar o Mr. Olympia em 2008, depois de terminar no top 4 por vários anos consecutivos. Apelidado de “A Lâmina” devido aos seus rasgos profundos e definidos, Dexter Jackson possui o abdômen com o conjunto mais profundo do fisiculturismo. Ele é o atleta mais condicionado de todos os tempos neste esporte, sempre aparecendo com o corpo totalmente riscado.

2° – SHAWN RAY

SHAWN RAY

Não poderia haver um nome mais apropriado para Shawn Ray do que o Sr. Simetria. Shawn Ray definiu a proporção e o equilíbrio. É difícil pensar que ele não tenha conquistado um título de Mr. Olympia com um corpo assim. Sua visão de conquistar as audiências com a exposição artística e a proporção perdeu para o apelo de “massa”, apesar de seus inúmeros top 5 no Mr. Olímpia.

Conhecido por sua boca falante e as vistas bem abertas, Shawn Ray teve uma carreira que o classifica entre os mais impressionantes da história do fisiculturismo. No entanto, ele não foi capaz de colocar o troféu Sandow em sua prateleira. Ele tinha uma tonelada de massa muscular, o suficiente para ser rival de qualquer oponente, mas mexeu com o público devido à sua simetria. Ele era de uma raça rara no fisiculturismo, uma que é ainda mais escassa hoje em dia.

1° – FLEX WHEELER

FLEX WHEELER

Sendo protagonista da maior injustiça de todos os tempos, Kenneth “Flex” Wheeler acumulou um número incrível de 17 títulos profissionais, mas nunca ganhou o troféu Sandow, ficando atrás dos campeões do Mr. Olympia apenas três vezes. Ele bateu o recorde da competição Arnold Classic ao ganhar quatro vezes e já foi descrito por Arnold Schwarzenegger como um dos maiores fisiculturistas que ele já viu. Ronnie Coleman disse que Flex Wheeler foi o melhor fisiculturista com quem ele já competiu.

Fãs experientes de fisiculturismo consideram Flex como sendo o melhor dos melhores, não só em critérios estéticos, mas como um fisiculturista em geral. Se você alinhasse todos os fisiculturistas de todas as diferentes áreas e os colocasse em uma sala, você seria muito pressionado se não escolhesse Flex por ter o melhor corpo. Ele foi tudo que o fisiculturismo representava: tamanho e detalhes com pouquíssimos pontos fracos. Em particular, podemos olhar sua estreia em 1993, quando ganhou os primeiros quatro shows que participou, incluindo um impressionante 2º lugar em seu primeiro Mr. Olympia.

Flex Wheeler tinha o melhor tronco e um corpo esculpido que o acompanhava. Ele tinha tudo – tamanho, massa, definição, proporção e simetria. Ele foi muitas vezes comparado a lendas quase perfeitas como Steve Reeves e Bob Paris ao longo de sua carreira, mesmo tendo adquirido um nível de musculosidade nunca visto anteriormente. É uma pena que a massa tenha vencido a definição na maioria das vezes. Os juízes sempre ficam mais impressionados com a massa do que com a perfeição. Se fosse ao contrário, Flex poderia ter ficado ao lado de Lee Haney e Ronnie Coleman, tendo conquistado mais títulos do Mr. Olympia na história.

Deixe seu Comentário!

Sobre Nutrição & Musculação

Nutrição & Musculação
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo autoral e traduções sem prévia autorização.

Veja Também

mr-olympia-2016-lista

Lista oficial dos competidores do Mr. Olympia 2016

Categoria Open Bodybuilder Atleta País William Bonac Netherlands Justin Compton USA Brandon Curry USA Nathan …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close