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Casal Musculação

O Segredo para se Exercitar de Forma Eficiente

Estar em forma é, obviamente, uma parte importante de estar bem. Os benefícios à saúde de exercícios físicos regulares são incríveis. Todo mundo sabe disso, mas a verdade é que a maior parte das pessoas não se exercita regularmente.

Apesar do efeito inicial do exercício ser stress no corpo, ao se exercitar regularmente, o corpo se adapta, ficando mais forte, funcionando de forma mais eficiente e tendo maior resistência. O exercício melhora o transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Ao mesmo tempo, ele melhora o transporte de dióxido de carbono e dejetos do corpo.

A falta de atividade física é uma das maiores causas de obesidade. Exercícios regulares são um componente necessário para qualquer programa de perda de peso. Se exercitar leva ao desenvolvimento de um método eficaz para queimar gordura. O tecido muscular é o que mais usa calorias da gordura no corpo; quanto maior sua massa muscular, maior sua capacidade de queima de gordura. Se você quer ser saudável e chegar ao seu peso ideal, você precisa se exercitar.

Exercitar-se regularmente também tem um grande efeito positivo no humor. Tensão, depressão, sentimentos de inadequação e preocupações ficam bem menores com exercícios regulares. Já se comprovou que apenas exercitar-se tem um impacto muito grande na melhora do humor e na habilidade de lidar com situações de vida estressantes.

Se os benefícios do exercício pudessem ser colocados em um comprimido, você teria o remédio mais potente para a boa saúde.

Junte seus Equipamentos

Se você quer se manter motivado, inspirado e no ritmo certo, você vai precisar de algumas ferramentas. Se você curte boa forma, provavelmente já tem algumas dessas coisas.

fitness-balanca1 – Uma Balança. Existem balanças que conseguem medir não só seu peso, mas também seu percentual de gordura corporal. Essas balanças medem a composição corporal usando uma corrente elétrica segura e muito baixa. Como a gordura não conduz muita eletricidade, uma maior impedância da corrente elétrica é associada com maior porcentagem de gordura corporal. Balanças normais têm o preço acessível, a partir de R$ 30. Já as balanças de bioimpedância custam a partir de R$ 80,00.

2 – Tênis e Roupas. A seguir, tênis bons e roupas confortáveis que secam rápido podem fazer toda a diferença em conforto e resistência em qualquer programa de exercício.

3 – Monitor Cardíaco. Isto é algo que você provavelmente vai odiar no começo, mas se apaixonar depois. Se exercitar sem um é como tentar dirigir um carro sem painel. Há muitos modelos diferentes para escolher – incluindo alguns que tem recursos extravagantes – mas a não ser que você seja um fanático por atividades físicas, tudo que você realmente precisa é de um que mostre seu ritmo cardíaco e quantas calorias você queimou.

Como usar um monitor cardíaco

Se você acabou de começar um programa de treino regular, programe um objetivo de 500 calorias por treino. Você provavelmente vai se surpreender com quão difícil é queimar 500 calorias. Você provavelmente vai precisar de 45 minutos a uma hora para chegar a essas calorias em um treino consideravelmente puxado.

A velocidade com que você queima calorias se baseia na sua frequência cardíaca média de treino. Em geral, você devia tentar ficar na sua “zona de treino”. Uma forma fácil e rápida de determinar sua frequência cardíaca de treino é simplesmente subtrair sua idade de 180. Por exemplo, se você tem 35 anos, sua frequência cardíaca de treino seria 145. Quanto mais em forma você estiver, mais você poderá subir tanto seu objetivo de calorias a queimar como sua frequência cardíaca.

Sete passos para uma rotina de exercícios bem sucedida

Um programa de exercícios completo deve incluir treinamento de musculação, exercícios aeróbicos e alongamentos. Aqui estão sete passos para se seguir ao desenvolver um programa de exercícios bem sucedido.

Passo 1 – Perceba a importância do exercício físico

mulher-abdominalO primeiro passo é perceber quão importante é se exercitar com frequência Nunca é demais reiterar o quão vital se exercitar regularmente é para sua saúde. Mas não importa o quanto eu fale, a não ser que você entenda e aceite isso. Você precisa colocar o exercício físico como uma prioridade em sua vida.

Passo 2 – Consulte seu médico

Se você não se exercita regularmente, se tem problemas de saúde ou se tem mais de 40 anos de idade, fale com seu médico antes de começar. A principal preocupação é o funcionamento de seu coração. O exercício pode ser muito danoso (e até fatal) se seu coração não conseguir acompanhar o ritmo imposto a ele. É importante consultar um médico especialmente se você:

  • Tiver uma doença cardíaca
  • Fumar
  • Tiver pressão alta
  • Ficar muito sem fôlego quando se exercitar
  • Sentir dor ou pressão no peito, nos braços, nos dentes, na mandíbula ou no pescoço quando se exercitar
  • Sentir tonturas ou desmaiar
  • Tiver um coração que se comporta de forma anormal (palpitações ou batimento irregular)

Passo 3 – Encontre uma atividade física que você goste

homem-treinandoEscolha de uma a cinco das atividades abaixo – ou complete com uma ou duas que não estejam na lista. Faça uma atividade por dia por pelo menos 20 minutos (e preferencialmente por uma hora). O importante é se movimentar o suficiente para elevar sua pulsação até a zona de treino.

  • Musculação
  • Ciclismo
  • Crossfit
  • Corrida
  • Subir escadas
  • Natação
  • Tênis
  • Caminhada

Passo 4 – Torne o exercício um hábito diário

A desculpa mais usada para evitar exercícios é a falta de tempo. Mas você sempre pode criar tempo para se exercitar. Se você realmente só consegue fazer 20 minutos de exercícios por dia, então faça 20 minutos de exercícios com mais intensidade. Você não vai entrar em forma se exercitando de vez em quando. Seja consistente.

Passo 5 – Defina objetivos para se exercitar

fitness-objetivoSe focar em seu objetivo te ajuda a se manter motivado. O sucesso leva a mais sucesso, então crie diversos objetivos pequenos que você possa alcançar facilmente. Escreva seu objetivo para cada dia de treino e marque-o como atingido quando completá-lo. Controlar seu progresso vai te motivar a continuar melhorando.

Passo 6 – Torne se exercitar divertido

A chave para se conseguir o máximo de benefícios dos exercícios é torná-los divertidos. Se você conseguir ter prazer em se exercitar, há muito mais chances de você fazê-lo regularmente. Uma forma de tornar o treino divertido é encontrar um parceiro ou um personal trainer divertido. Outra ideia é variar sua rotina.

Passo 7 – Se mantenha motivado

Não importa o quanto estamos comprometidos com uma rotina de exercícios regular, eventualmente há uma perda de entusiasmo. Uma forma de evitar isso é ler revistas sobre treinamento. Olhar as fotos de pessoas com o corpo em forma nos inspira. Além disso, esse tipo de revista costuma trazer artigos com rotinas de treino novas e interessantes.

Não importa qual exercício você escolheu fazer, desde que você seja consistente; e para se manter consistente, é preciso se programar para o sucesso. Estes passos vão te ajudar a fazer uma das mudanças mais importantes em sua vida: Se tornar (e continuar) fisicamente ativo.

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