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Guia de Suplementos: Chá Verde

Aumente sua imunidade – e perca peso – com essa conhecida fonte antioxidante.

O chá verde é um chá feito somente com folhas de uma planta nativa da Ásia, a Camellia sinensis. O chá preto é feito da mesma planta mas os dois chás são diferentes devido ao modo como são processados. O chá verde é menos processado e o método preserva mais os nutrientes comparado com o método de outros chás.

O chá verde tem sido usado por milhares de anos, originado na China e assumido por muitas culturas na Ásia. Nas décadas recentes também se tornou extremamente popular no Ocidente devido aos seus grandes benefícios à saúde.

O que pode fazer por você?

O chá verde é considerado um antioxidante e pode desempenhar um importante papel em doenças cardiovasculares, câncer e outras males“, explica Sarah Currie, Representante de Direção e personal trainer da sede de Nova York da Equilibrium LLC. Eis dois benefícios chaves que você deve se importar:

Queima gordura e ajuda a perder peso

Alguns estudos descobriram que o extrato do chá verde, que é rico em polifenóis e catequinas, é útil para o tratamento de obesidade na medida em que induz termogênese e estimula oxidação de gordura. Um tipo de catequina prevalecente no chá verde, epigalocatequina galato (EGCG), pode elevar o metabolismo de repouso e estimular a queima de gordura. Pesquisadores holandeses ajudaram 76 pessoas a perderem peso e, ao longo de três meses, deram a alguns pacientes 270 miligramas de chá verde em cápsulas e a outros um placebo todos os dias. O grupo que tomou o chá verde continuou a perder peso mas o grupo que tomou o placebo logo recuperou o peso perdido. Outro estudo concordou que o EGCG tem o potencial de aumentar a oxidação da gordura nos humanos e pode contribuir para os efeitos anti-obesidade do chá verde.

Também digno de nota: “Se você toma café normalmente cheio de creme e açúcar ou 500 calorias de moca toda manhã, em seguida trocar por chá verde sem calorias, certamente contribuirá para a perde de peso pois você está diminuindo sua ingestão calórica diária“, comenta Currie. “Se você come calorias excessivas e não é ativo, tomar cápsulas de chá verde não fará muito (ou nada!) para  contrabalançar isso“.

Em muitos países onde o chá verde é muito consumido, a obesidade e as taxas de câncer são baixas (comparadas com os EUA) mas estes benefícios não podem ser somente atribuídos ao chá verde.

Combate gripes e resfriados

Um estudo feito em 2007 por um professor da Universidade Estadual Appalachian descobriu que o chá verde aumenta a imunidade de indivíduos sob estresse. Ele colocou 40 pacientes sob um extremo estresse físico durante um período de cinco semanas. Todos os dias, foram dados a alguns estudantes 1.000 miligramas de quercetina (cuja fonte é o chá verde) e aos outros foram dados placebo. Somente 5% desses pacientes relataram aumento das doenças respiratórias durante duas semanas seguintes enquanto que 45% dos que tomaram placebo relataram enfermidades.

Sugestão de consumo

Assim como nas ervas e suplementos, não há uma dosagem exata recomendada. Um xícara de chá contém cerca de 50 miligramas de cafeína e 80 a 100 miligramas de teor de polifenóis, dependendo da concentração do chá e do tamanho da xícara. Em cápsulas, o extrato de chá verde pode alcançar de 10 a 750 miligramas por cápsula.

Então, cápsulas versus bebida? Muitos estudos tem mostrado que resultados promissores na atividade antioxidante do chá verde tem ocorrido na forma de bebida. “Beber chá é o melhor jeito pois ainda oferece hidratação“, disse Currie. “Sem falar dos efeitos tranquilizantes, calmantes e relaxantes de uma xícara de chá quente“.

Efeitos colaterais

“Como todas as ervas e suplementos, temos que tomar precaução“, diz Currie. O chá verde tem cafeína podendo afetar o sono, elevar a frequência cardíaca e aumentar ansiedade em algumas pessoas. Muita cafeína pode ainda causar doenças gastrointestinais.

Extratos concentrados de chá verde tem sido relatados como causadores de problemas no fígado. É importante falar com o seu médico ou nutricionista ante que você comece a tomar suplementos – especialmente se você já toma medicação regularmente, pois pode haver contraindicações.

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