Principal / Suplementação / Hormônios / Guia de Suplementos: Beta-Ecdisterona
Beta-Ecdisterona

Guia de Suplementos: Beta-Ecdisterona

Será que este suplemento é o auxílio que você anda procurando para ganhar massa muscular?

A beta-ecdisterona, também conhecida como ecdisterona ou 20-hidroxiecdisona, é um esteroide natural encontrado em plantas e insetos” explica Barbie Broschart, nutricionista e conselheira nutricional. “Ela é muito usada por fisiculturistas que querem ganhar massa magra.” Ela também é sempre vendida como uma alternativa natural aos esteroides, e dizem que também é um grande promotor de crescimento sem consequências hormonais negativas.

O que pode fazer por você

A beta-ecdisterona divide multidões praticamente na metade. Muitos dizem que o composto aumenta a massa magra em uma questão de dias (veremos como isso poderia acontecer mais para frente), mas outros dizem que as dozes incluídas nos suplementos são pequenas demais para serem eficazes. De qualquer maneira, vamos ver o que se diz por aí:

Pode ajudar no ganho de massa magra
Acredita-se que a beta-ecdisterona promove a síntese de proteína, o que melhora a hipertrofia quando acompanhada de treinos de resistência, mas as provas disso são poucas e inconsistentes” diz Broschart. Seu objetivo é estimular a recuperação celular e muscular e, se isso for realmente verdade, combinar este suplemento com proteínas com alto valor biológico, como proteína animal – leite, frango, ovos, peixe – melhorará os resultados. Tendo isso em mente, um grupo de pesquisadores russos estudaram atletas usando beta-ecdisterona em uma dieta rica em proteína e descobriram um aumento de 6% a 7% de massa muscular magra, e uma diminuição de 10% de gordura corporal. No entanto: “Um estudo da Sociedade Internacional de Medicina do Esporte concluiu que a suplementação com ecdisterona não afeta a composição corporal ou adaptações ao treino, nem influencia os hormônios ou marcadores gerais de catabolismo em homens que fazem treinamento de resistência” aponta Broschart.

Pode ajudar a tratar a osteoporose
Em 2008, pesquisadores chineses concluíram que a beta-ecdisterona ajudava a aliviar sintomas de osteoporose em ratos sem efeitos colaterais óbvios. Em abril desse ano, pesquisadores alemães publicaram um estudo em concordância com as descobertas chinesas. O estudo alemão observou ratos suplementados com beta-ecdisterona por um mês e mediu a grossura da cartilagem das juntas e de placas de crescimento.
Os especialistas concluíram que a beta-ecdisterona é um bom candidato para o tratamento para osteoporose, mas mais testes são necessários antes dela ser aprovada para uso humano.

Pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue
Em um estudo recente, concluiu-se que a beta-ecdisterona pode ajudar a baixar os níveis de glicose no sangue, em pacientes dentro da faixa normal a moderada, sem alterar níveis de insulina. Portanto, ela também pode ser útil no tratamento de diabetes tipo II e na perda de peso.

Sugestão de consumo

Apesar de ser encontrada naturalmente em mais de 150 plantas (como o ginseng brasileiro), a forma mais comum de ingestão de beta-edisterona é através de cápsulas de suplemento.

Estudos mostram que a suplementação com beta-ecdisterona é segura em doses de 5 miligramas por kg de peso corporal. No entanto, a maior parte das empresas de suplementação usam doses bem mais baixas – cerca de 50-90 mg no total. E muitos dizem que atletas precisam de doses muito maiores do que o que está incluído na maior parte dos suplementos para ter benefícios relacionados ao crescimento muscular.

Efeitos colaterais

Não há nenhuma publicação publicada nos Estados Unidos sobre os efeitos da beta-ecdisterona no desempenho humano. Aparentemente, não ocorrem efeitos negativos ou interações hormonais e o nível de toxicidade é muito baixo. Não há pesquisas o suficiente para determinar com certeza se ela é um agente anabólico eficiente em humanos.

Os mais céticos surgem em resposta a alegações em bulas de suplementos de que a beta-ecdisterona pode aumentar a massa muscular em uma quantidade nada realista e em um prazo nada realista.

Voltar ao Guia de Suplementos

Deixe seu Comentário!

Sobre Nutrição & Musculação

Nutrição & Musculação
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo autoral e traduções sem prévia autorização.

Veja Também

whey-dna-bsn

[Promoção] Whey DNA – BSN

O Whey DNA 1,79 Lbs – BSN é formulado totalmente com whey protein. Ideal para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close