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Guia de Suplementos: AAKG (Arginina Alfa-Cetoglutarato)

Será que o AAKG pode te ajudar a conseguir resultado máximo em seus treinos para hipertrofia?

O AAKG (Arginina Alfa-Cetoglutarato) é um aminoácido não essencial necessário para a geração de óxido nítrico no fígado. “Tanto o AAKG quanto o óxido nítrico ampliam os efeitos benéficos de crescimento muscular dos exercícios e suplementos“, explica Jim White, nutricionista e porta voz da American Dietetic Association.

O que pode fazer por você

A Arginina Alfa-Cetoglutarato é usada para tratar doenças renais, intestinais, estomacais e hepáticas, além de catarata. Ela também pode ser usada para aumentar a energia sexual e para prevenir e tratar disfunção erétil e esterilidade em homens. Algumas pessoas tomam AAKG para melhorar seu desempenho máximo porque ele ajuda o fígado a digerir subprodutos do exercício, como a amônia. Atletas acreditam que o AAKG os ajuda a se exercitarem por mais tempo com menos dor e rigidez e a ganhar mais massa muscular magra.

Já foi comprovado que a L-Arginina estimula a síntese de proteína, o que ajuda o corpo a gerar músculos e aumentá-los e deixá-los mais fortes e mais resistentes“, diz White. Descobriu-se que, ao tomar de 10 a 15 gramas de AAKG por dia, o nível de insulina no corpo aumenta de 20% a 30%, o que, por sua vez, em teoria, aumenta os ganhos de força e de músculos. Como? A L-Arginina aumenta a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos, aumentando seu diâmetro. Isso aumenta o fluxo sanguíneo sem aumentar a pressão arterial. Quando os vasos sanguíneos dilatam, mais sangue chega aos músculos e tecidos, levando mais carboidratos, proteínas e vários hormônios que induzem o crescimento muscular.

Sugestão de consumo

A carne vermelha é rica em L-Arginina, então comer carnes magras fornece mais proteína, mas isso não tem o mesmo efeito do que tomar um suplemento com arginina,” explica White. “A maior parte dos suplementos é feita com um efeito de liberação lenta, te fornecendo o nutriente durante um período de tempo. Além disso, para conseguir a mesma quantidade de nutrientes de um suplemento, seria necessário consumir grandes quantidades de comida. É mais eficiente usar o suplemento.”

Enquanto suplemento, o AAKG é vendido em comprimidos, cápsulas e pó. A dose sugerida é de dois ou três comprimidos uma ou duas vezes ao dia com o estômago vazio, de preferência de manhã e pelo menos 30 minutos antes do exercício. Na forma de pó, se recomenda entre 1.5 e 3.5 gramas. Muitos especialistas acreditam que é seguro – e até mais benéfico – misturar o pó de AAKG com produtos a base de creatina.

Diversos estudos comprovam que o uso do AAKG promove um fluxo sanguíneo maior e mais duradouro” explica White. “Os músculos ficavam mais rígidos e fortes. Alguns dos fisiculturistas disseram que sentiram esse efeito durante todo o dia.

Efeitos colaterais

Até agora, as pesquisas não chegaram a nenhuma conclusão sobre os efeitos colaterais desse produto, que parece ser seguro para a maior parte dos adultos. Em um estudo de oito semanas, os sujeitos não relataram efeitos colaterais anormais ao tomar cerca de quatro gramas de AAKG por dia.

No entanto, um estudo de 2009 relatou que três pacientes foram levados ao hospital com efeitos negativos como tontura, vômito e perda de consciência. O AAKG não é recomendado para uso contínuo de alto nível por mais de 60 dias.

O AAKG é um anticoagulante natural, então pessoas que já tomam anticoagulantes devem usá-lo com cautela. Alguns médicos acreditam que pessoas com qualquer variedade do vírus Herpes (labial ou genital) não deveriam tomar AAKG, já que ele pode induzir os sintomas do vírus.

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