Principal / Nutrição / Dietas / Dieta Dukan – Como funciona, vantagens e desvantagens
Dieta Dukan

Dieta Dukan – Como funciona, vantagens e desvantagens

Muito se fala na Dieta Dukan, mas poucas pessoas realmente sabem sobre o funcionamento da mesma e quais são os pontos positivos e negativos. Todas essas informações serão apresentadas aqui com mais detalhes para que possamos entender qual é a proposta dessa dieta que está dando o que falar.

Com a promessa de perder 4 quilos em uma semana. Ela também é conhecida como a Dieta Francesa e foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan, por isso o seu nome se originou dessa forma. Essa dieta segue a mesma linha da dieta Atkins, onde também temos uma redução significativa do consumo de carboidratos e preferência para proteínas e gorduras.

A dieta Dukan é dividida em quatro fases, veja quais são elas:

  • Fase de Ataque;
  • Fase de Cruzeiro;
  • Fase de Consolidação;
  • Fase de Estabilização.

A seguir explicamos cada uma dessas fases para que você possa entender como funciona e quais são as características de cada uma:

Fase de Ataque

Essa é a primeira fase da dieta e tem uma duração de dois a sete dias, ela é considerada a mais radical.

Nessa fase só são permitidos os alimentos cuja composição é principalmente proteica. Alguns alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, aves, peito de peru, peito de frango, queijo, leite desnatado e ovos.

Fase de Cruzeiro

Nessa fase temos uma adição de legumes e verduras, de forma gradativa. Nela será possível conciliar o consumo de proteína junto com os legumes que são permitidos, mas não são todos os dias que a pessoa poderá comer o legume junto com a proteína.

A duração dessa fase é válida até a pessoa atingir o peso desejado, ou seja, é algo variado de acordo com cada organismo e cada pessoa. Durante essa fase é essencial fazer o consumo de pelo menos 1,5 l de água por dia.

Esses são alguns dos legumes que são permitidos nesta fase: vegetais folhosos, tomate, palmito, repolho, espinafre, berinjela, pepino, cogumelos e abobrinha.

Fase de Consolidação

O objetivo dessa fase é inserir outros alimentos e evitar que a pessoa ganhe o peso que perdeu, o que é muito comum quando alguém perde peso de forma rápida. A duração dessa fase é de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores.

Os alimentos que serão introduzidos nessa fase são: uma porção de pão integral, uma porção de frutas, uma porção de queijo, duas porções semanais de cereais.

Fase de Estabilização

Como próprio nome já diz, o objetivo dessa fase é estabelecer o peso para que a pessoa não perca os resultados que adquiriu com a dieta. Portanto, ela é recomendada para seguir por toda a vida.

Essa fase estabelece algumas regras básicas: a fase de ataque deve ser repetida uma vez por semana, é recomendável a prática de atividade física diariamente e o consumo de três colheres de aveia por dia. Essa é a proposta dessa fase para que a pessoa possa manter o peso.

Chicletes sem açúcar, adoçantes, café e chá sem açúcar são permitidos.

Vantagens da Dieta Dukan

Existem muitas vantagens em aderir a essa dieta. Importante que você entenda o porquê de cada fase e como ela poderá te levar aos seus objetivos. Veja algumas das vantagens dessa dieta:

  • Perca de peso de forma mais rápido, pois s dieta elimina o carboidrato já na primeira fase;
  • A proteína vai proporcionar saciedade, o que não deixa a pessoa sentir fome por estar retirando o carboidrato;
  • A limitação ocorre somente nos tipos de alimentos e não na quantidade ingerida.

Desvantagens da Dieta Dukan

Como toda dieta, existem também os contras e como essa não seria diferente. Anotamos abaixo a lista das desvantagens da Dieta Dukan:

  • Elimina-se o carboidrato, o que pode ser uma mudança radical para quem consome bastante;
  • O elevado consumo de alimentos de origem animal faz com que a pessoa também ingira uma quantidade grande de gordura saturada e colesterol;
  • O demorado processo de digestão das proteínas e gorduras ingeridas pode provocar um leve desconforto.

Se você tiver mais de 50 anos ou tem algum problema de saúde como diabetes, consulte um nutricionista antes.

Deixe seu Comentário!

Sobre Nutrição & Musculação

Nutrição & Musculação
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo autoral e traduções sem prévia autorização.

Veja Também

vitaminas-minerais

Vitaminas e minerais: essenciais no equilíbrio metabólico e na composição do músculo

Quando falamos de alimentação, percebo que existe uma grande preocupação de muitas pessoas em relação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close