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CrossFit – Para quem quer treinar tudo ao mesmo tempo!

Você, que quando era jovem, queria fugir do serviço militar como o diabo que foge da cruz, prepare seu coração para as coisas que eu vou contar, como diria o saudoso Jair Rodrigues. O texto de hoje é sobre uma técnica de treinamento que vem se popularizando nos últimos anos e pode ser considerada atualmente uma das mais praticadas nas academias, o CrossFit.

Ela é baseada nos treinamentos dados para recrutas do exército e, de antemão, podemos reforçar que, se você é daqueles que não apenas não queria servir às Forças Armadas quando fez 18 anos, como argumentava que a pior parte seria a rotina pesada de exercícios físicos, vai já se ajeitando na cadeira que o momento do acerto de contas com o seu passado (recente, para alguns) chegou.

Com o objetivo de dar ao praticamente um condicionamento físico geral, principalmente em resistência e força, o CrossFit é, apesar de puxado, democrático, pois é recomendado para pessoas de qualquer idade. Nele será possível melhorar ainda a flexibilidade, potência, velocidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e precisão.

Boa! Quero fazer! Começamos quando?

Calma, amigo! Primeiro me responda, com sinceridade: você está pronto para uma carga de exercícios menos focada em hipertrofia? Isso é importante saber, já que o CrossFit é, sim, um treino pesado, mas porque é intenso.

Se o seu objetivo na academia é apenas ganhar massa muscular magra (a popular hipertrofia), é melhor deixar para outro momento seu início neste tipo de treino. Aqui é fundamental o desapego com a quantidade de peso levantada. Caso esteja realmente afim de deixar os pesos maiores de lado por um “bem maior”, seja bem-vindo.

Sensacional! Que aparelho posso fazer primeiro?

CrossFit Levantamento TerraMais uma vez preciso frear seu ímpeto, caro leitor. Esqueça esse negócio de aparelhos e tudo o mais. Aliás, você até vai usá-los em algum momento, dependendo do circuito (wod) que prepararem para você, mas é bastante raro o CrossFit recorrer à máquinas em seus treinos.

Sendo bastante honesto, o treinamento é quase que inteiro feito com exercícios funcionais. Sim, sabe aqueles que focam no movimento em si, tendo o peso do seu próprio corpo como “ganha pão”? Então, esses mesmo.

Pode ser também que você seja colocado para subir por cordas, no melhor estilo presidiário-fugindo-da-cadeia-com-uma-corda-improvisada-feita-de-lençóis-amarrados-uns-aos-outros, e coisas do tipo.

Ta certo…é bem diferente mesmo. Como faço então?

Não que exista um treinamento definido e definitivo, universal, de CrossFit. Sei que pode soar um pouco subjetivo demais por parte deste redator, mas a grande jogada desta técnica é a filosofia por trás dela.

No CrossFit você não fará exercícios focados em um grupo muscular específico, nem será induzido a fazer X ou Y repetições. O negócio aqui é o tempo e o espaço que você terá para realizar a série.

CrossFit PuloEntão, supondo que você comece o treino fazendo agachamento: durante, por exemplo, 40 segundos você terá de realizar o movimento, independente de colocar algum peso para forçar o corpo ou algo que o valha. Por 40 segundos você terá de agachar e levantar, sem parar.

Passado este período, vá para o próximo exercício, que pode ser, por exemplo, flexão de braço, que é algo focado em peito e tríceps, ou seja, sem relação alguma com o objetivo do agachamento. Aliás, aparentemente sem relação: um dos objetivos do CrossFit é fazer o praticante criar o hábito a dar tudo de si em todos os grupos musculares no mesmo treino.

Portanto, em uma única seção (que, inclusive, é bem curta, porque o negócio aqui é, repetimos, intensidade), você irá treinar perna, peito, tríceps, costas, bíceps, ombro e, principalmente, sua mente, para aguentar tudo até o fim.

Os treinos de CorssFit duram cerca de 50 a 60 minutos. É necessário sempre ter o acompanhamento de um instrutor, e esse deve passar os wods (circuito), que são as séries de exercícios a serem realizados pelos praticantes. Cada wod é composto de pelo menos dois exercícios, que devem ser executados com o objetivo determinado, exemplo: 20 repetições, ou executar por 3 minutos. Todos realizam o mesmo número de séries e de repetições em um tempo determinado, e esses exercícios devem ser realizados o mais rápido possível.

E ao final de tudo, o que fica?

Se você realmente conseguir chegar até o final, fica a experiência. Brincadeira!

Além daqueles objetivos que listamos lá em cima, no começo do texto, ao completar um programa de CrossFit, o aluno torna-se mais apto a realizar com mais eficiência treinos de hipertrofia que exigem resistência (Drop Set e Pirâmide são bons exemplos).

Melhoram também a performance em treinos que exigem velocidade e desenvoltura para a execução perfeita dos movimentos, como atletismo e natação. Enfim, é um pouco clichê o que vou dizer, mas qualquer atleta, seja amador ou profissional, sai ganhando após um programa de CrossFit.

Cuidados que se deve tomar 

CrossFit ElevaçãoPorém, como nem tudo na vida são flores, aquele que se interessar em treinar CrossFit um dia, precisa estar ciente de algumas coisas. A primeira delas é que o traje precisa estar impecavelmente adequado para um treinamento.

Vá à academia com roupas leves, de preferência largas e folgadas, e, por favor, de tênis, principalmente aqueles que têm amortecimento. Você exigirá muito do seu corpo, não brinque com suas articulações.

Outro cuidado que se deve ter é com a alimentação pré-treino. Evite, a todo o custo, ingerir alimentos muito pesados momentos antes de começar o CrossFit. Se sentir pesado em um treino desses significa, simplesmente, não conseguir fazer os movimentos e perder tempo.

Também é bom ter atenção especial com o alongamento pré e pós-treino, e com o aquecimento. Antes de começar a série de exercícios, gaste o tempo que for necessário alongando todo o seu corpo e, se der, faça um mini-circuito, repetindo alguns dos movimentos que fará na aula, só para preparar os músculos.

Ok, combinado! Mas, e agora? 

Não sei se precisamos mesmo responder essa pergunta, que aliás, você faz sempre, caro leitor. Mas, como não somos mal educados, agora eu é que te pergunto: bora treinar!?

Não se esqueça de comentar aqui embaixo caso tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma observação e de compartilhar o conteúdo, se tiver gostado, claro! (Mas aposto que você gostou).

Até a próxima!

Este artigo é de autoria do site “Nutrição & Musculação”. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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