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Café ou Chá – Qual possui melhores benefícios para a saúde

A grande maioria de nós consome algum tipo de bebida com cafeína. Na verdade, 90% das pessoas no mundo consomem cafeína de uma forma ou de outra. 80% dos adultos consomem cafeína todos os dias – o adulto médio possui uma ingestão de 200 mg por dia, a quantidade presente em duas xícaras de 150 ml de café ou quatro refrigerantes. Café e chá são duas das bebidas com cafeína mais populares no mundo. Cada uma oferece uma variedade de benefícios para a saúde, mas qual que é genuinamente a melhor para você?

Energia

Leva cerca de 10 minutos para o seu corpo começar a sentir os efeitos da cafeína. A cafeína faz seu corpo liberar hormônios que lhe mantêm ativo e acordado, aumentando a sua frequência cardíaca e pressão arterial. Em média, o café tem o dobro da quantidade de cafeína que o chá contém. Uma xícara com 240 ml de chá contém entre 14 e 61 mg de cafeína, enquanto que existem pelo menos 95 gramas de cafeína em uma xícara de 240 ml de café.

Qual é melhor: Café

Saúde geral

Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine (Jornal de Medicina da Nova Inglaterra) descobriu que entre adultos mais velhos, aqueles que bebiam café (com cafeína ou descafeinado) tiveram um risco menor de morrer por diabetes, doença cardíaca, doença respiratória e outras complicações médicas do que aqueles que não bebiam café. Homens que bebiam de 2 a 3 xícaras por dia tinham 10% de chances de viverem mais do que aqueles que não bebiam café, enquanto as mulheres tiveram uma vantagem de 13%. Muitos de nós olhamos para o café apenas como um meio de injetar cafeína em nosso corpo, mas nos esquecemos que o próprio grão de café tem grandes quantidades de diferentes compostos e antioxidantes. O café contém uma boa quantidade de vitaminas e minerais. Também é a maior fonte de antioxidantes na dieta moderna. Embora ambos café e chá sejam ricos em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos em nosso corpo, há mais antioxidantes em uma xícara de café do que em uma de chá.

O chá também possui muitos benefícios para a saúde, especialmente o chá verde. O chá verde não é oxidado (que é a forma como os chás preto e oolong são feitos), assim ele contém mais antioxidantes benéficos a saúde chamados de catequinas, especialmente o que combate o câncer denominado epigalocatequina-3-galato (EGCG). A EGCG é um antioxidante que recarrega as células brancas do sangue que evitam um vírus de se reativar.

Qual é melhor: Os dois

Emagrecimento

O teor de cafeína encontrado no café e no chá lhe fornece aquele tão desejado impulso de energia para que você possa ter um treino mais vigoroso, resultando em mais queima de calorias. Além disso, consumir cafeína dá a partida no processo de lipólise, que é quando o corpo libera ácidos graxos livres na corrente sanguínea. Isso ocorre quando o seu corpo está desmembrando suas reservas de gordura para convertê-las em energia. Em outras palavras, a cafeína pode aumentar o seu metabolismo e ajudar a queimar mais gordura. Também tem sido demonstrado que a cafeína pode reduzir levemente o apetite. No entanto, beber chá verde diariamente pode eliminar cerca de 2 centímetros e meio da sua cintura em 12 semanas, de acordo com uma recente avaliação do American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica). Isso ocorre porque a EGCG e a cafeína no chá verde podem ajudar a diminuir as células de gordura e tornam as células dos músculos mais ativas.

Qual é melhor: Chá

Aumento de massa muscular

Embora o chá possa ser melhor para a perda de peso e queima de gordura, o café é o vencedor quando se trata de ganhar massa muscular magra devido ao seu elevado teor de cafeína. A cafeína pode estimular os músculos e lhe ajudar a realizar mais repetições. Pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln relataram que levantadores de peso treinados que bebiam café uma hora antes do treino aumentaram o número de repetições que podiam completar no supino. Em outro estudo, eles também relataram que a ingestão de cafeína antes de uma sessão de treinos lhes permitia levantar 2 quilos a mais que o normal no supino.

Qual é melhor: Café

Melhora na disposição

O café é mais conhecido por lhe dar energia, enquanto que o chá está mais associado a acalmar seus nervos, o que é devido à L-teanina encontrada no chá. A L-teanina é um aminoácido responsável pelo aumento da atividade das ondas cerebrais alfa, que promove o relaxamento e diminuição da ansiedade. Na verdade, de acordo com um estudo recente publicado no European Journal of Applied Physiology (Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada), pessoas que bebem chá experimentaram uma redução na taxa cardíaca simplesmente por sentirem o cheiro do chá.

Qual é melhor: Chá

Conclusão

Como você pode ver, tanto o café quanto o chá oferecem uma gama de benefícios para a saúde e fornecem tipos de benefícios diferentes e melhores do que um ou o outro. Algumas xícaras de café ou chá por dia é uma quantia perfeitamente aceitável e pode oferecer alguns benefícios muito bons à saúde. Você não deve consumir mais que 400 miligramas de cafeína por dia para colher os verdadeiros benefícios dessas bebidas. Se você for sensível a ingestão de cafeína, então fique com os descafeinados. Você ainda pode obter muitos desses mesmos benefícios para a saúde com bebidas descafeinadas. Então aproveite sua bebida e lembre-se de ter suas pausas para o café ou para meditação com chá de vez em quando; os seres humanos têm feito isso por milhares de anos.

 

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