Principal / Fisiculturismo / Biografias / Biografia de Mike Mentzer
Mike-Mentzer

Biografia de Mike Mentzer

Mike Mentzer começou a competir em campeonatos de fisiculturismo quando tinha 18 anos. O seu primeiro campeonato foi em 1969. Em 1971 ele sofreu sua pior derrota, ficando em 10º lugar no AAU Mr. America, que foi vencido pelo Casey Viator. Mentzer considerava que sua presença nesse campeonato seria importante mais tarde, e foi aqui que ele conheceu Viator que apresentou a Mentzer o seu treinador Arthur Jones. Depois de pausa por alguns anos, ele voltou a competir em 1975 no Mr. America, ficando em terceiro lugar, atras de Robby Robinson e Roger Callard. Mentzer foi pra ganhar a competição do ano seguinte, em 1976. Ele ganhou o campeonato Norte Americano de Vancouver, British Columbia em 1977. Uma semana mais tarde ele competiu no Mr. Universo de 1977 em Nimes na França, ficando em segundo lugar, contra Kal Szkalak.

Mike-Mentzer-1Em 1978, Mike Mentzer ganhou o Mr. Universo em Acapulco, México com o sua primeira e única pontuação perfeita de 300. Ele se tornou fisiculturista profissional depois de ganhar o Mr. Universo em 1978. No final de 1979, Mentzer ganhou a categoria peso pesado do Mr. Olympia, de novo com a pontuação perfeita de 300, mas ele perdeu no geral para Frank Zane que recebeu o título pela terceira vez naquele ano. No Mr. Olympia de 1980, ele ficou em quarto lugar (em um empate com Boyer Coe) atras de Arnold Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane. Ele se aposentou das competições de fisiculturismo apos esse show quando ele tinha 29 anos. Ele defendeu até o dia em que morreu que aquele concurso foi fraudado, ele nunca disse que deveria ter ganho, mas disse que Arnold não merecia. Mas no final ele teve boas relações com Schwarzenegger.

Mike Mentzer foi um objetivista e ele insistiu que a filosofia e o fisiculturismo andavam juntos. Ele disse “Cara, é uma entidade invisível. Uma unidade integrada entre a mente e o corpo.” Por isso, os livros dele contém tanto filosofia quando informações sobre bodybuilding.

Mike Mentzer pegou os conceitos de fisiculturismo desenvolvidos por Arthur Jones e tentou aperfeiçoa-los. Através de anos de estudo, observação,  conhecimento do estresse fisiológico, as melhores informações científicas daquela época, e uso cuidadoso das suas habilidades de raciocínio, Mentzer concebeu e implementou com sucesso sua própria teoria sobre fisiculturismo. A teoria de Mentzer destina-se a ajudar uma pessoa natural a alcançar seu total potencial genético dentro de um curto espaço de tempo.

Mike-Mentzer-2Treino de alta intensidade no estilo de Mike Mentzer foi a última obra de Mentzer. Nela, ele detalhou os princípios do treino de peso de alta intensidade. Ele insistiu que o treino com pesos tem que ser breve, com pouca frequência e alta intensidade, a fim de alcançar os melhores resultados num curto período de tempo. Heavy Duty II também defende o pensamento crítico. Nesse livro, Mentzer mostra porque as pessoas precisam usar a capacidade de raciocínio para viverem felizes, maduros, em vidas adultas. E ele mostrou aos leitores como proceder pra obter isso. Musculação foi endossada como apenas um componente potencial da existência de um indivíduo, havendo muitas outras atividades que ele encoraja através dos livros.

A dieta sempre foi tão importante, se não mais, que os treinos para os fisiculturistas. De qualquer forma, no seu livro Heavy Duty Nutrition, Mentzer mostra que a nutrição para atletas não precisa ser tão extrema como a indústria fitness nos leva a acreditar. Ele recomenda dietas bem balanceadas, e defendia comer todos os quarto tipos de alimentos, totalizando quarto porções de cada com grão e frutas de alta qualidade, e duas de laticínios e proteínas diariamente, durante o ano todo.

Mike Mentzer acreditava que carboidratos deveriam fazer parte da maior parte da ingestão calórica, 50-60%, em vez de proteínas, preferido pelos outros. O raciocínio de Mentzer era simples: Se você quer construir 4 quilos de músculo em um ano, um total de 6.000 calorias extras tem que ser ingerida durante esse ano, porque 400 gramas de músculo contém 600 calorias. Isso da uma média de 16 calorias extra por dia, e dessas, somente 4 precisam vir da proteína – porque o músculo é somente 22% proteína, quase um quarto.

Mike-Mentzer-3Enquanto Mike Mentzer estava servindo a força aérea Americana, ele trabalhava em turnos de 12 horas por dia, e então ia para os ‘treinos de maratona’, que era o padrão aceito naquela época. No seu primeiro concurso de fisiculturismo, ele encontrou o vencedor, Casey Viator. Mentzer aprendeu sobre o treino de Viator com intensidade muito alta (muito peso, quantas repetições fossem possíveis, para a total fadiga do músculo), muito breve (20-45 minutos por treino) e sessões infrequentes de treino. Mentzer também descobriu que Viator treinava quase que exclusivamente com as novas máquinas da Nautilus, criadas e comercializadas por Arthur Jones em Deland, Florida. Mentzer e Jones se conheceram e logo se tornaram amigos. Jones foi pioneiro nos princípios do treino de alta intensidade nos anos 60.

Ele enfatizou a necessidade de manter a forma perfeita, mover os pesos de uma forma lenta e controlada, trabalhar o músculo até a falha (positiva ou negativa), e evitar o excesso de treinos. Casey Viator tinha visto resustados fantásticos sobre a direção de Jones, e Mentzer ficou bastante interessado na sua filosofia de treino. Eventualmente, no entanto, Mentzer concluiu que nem mesmo Jones estava aplicando completamente seus próprios princípios, então ele começou a estudar uma aplicação mais completa. Ele começou a treinar seus alunos com uma maneira experimental, avaliando o número perfeito de repetições, exercícios e dias de descanso para atingir o máximo de benefícios.

Por mais de dez anos, o programa Heavy Duty do Mike Mentzer envolveu 7-9 séries de exercícios em 3 dias por semana. Com o advento da musculação moderna, (em que os fisiculturistas se tornaram mais massa do que nunca) perto dos anos 90, ele finalmente modificou essa rotina até que tivesse menos series de treinos, e mais dias de descanso. Sua primeira descoberta ficou conhecida como rotina ideal (fundamentada) que foi um passo fantástico no treinamento mínimo. Descrito no treinamento de alta intensidade de Mike Mentzer, menos de cinco sessões foram feitas em cada treino, enfatizando o descanso, necessitando 4-7 dias de recuperação para o próximo treino.

De acordo com Mike Mentzer, biologistas e fisiologistas desde o século 19 sabia que a hipertrofia estava diretamente relacionada com intensidade do esforço, e não com a duração (Mentzer 2003;39). A maioria das autoridades do fisiculturismo e levantamento de peso, não levam em conta a natureza grave do estresse imposto pelo treino pesado, exercício árduo de resistência, levado a um ponto de falha muscular positiva.

Mike-Mentzer-4

Os cursos de treino de Mike Mentzer (livros e áudio) vendidos através de revistas de fisiculturismo, foram extremamente populares, após seu início, Mentzer ganhou o concurso Mr. Universe de 1978. Esse concurso reuniu a atenção para ele, porque ele foi o primeiro fisiculturista a a receber uma pontuação perfeita de 200 pontos pelos jurados. Algum tempo depois, Mentzer atraiu atenção quando introduziu Dorian Yates no treinamento de alta intensidade, e colocou ele nas primeiras séries de exercícios dos anos 90. Yates ganhou o Mr Olympia seis vezes consecutivas, de 1992 até 1997.
No final dos anos 80, Mentzer voltou a treinar fisiculturistas e escrever para a revista Iron Man e passou grande parte da década de 1990 recuperando sua estatura na indústria de musculação.

Mike conheceu Dorian Yates nos anos 80 e teve uma boa impressão sobre a carreira de fisiculturista de Dorian. Anos mais tarde, Yates venceu o Mr. Olympia Joe Weider e ele deu créditos ao treinamento de Mike. Mike, o seu irmão Ray e Dorian criaram uma marca de roupas chamada “MYM” for Mentzer Yates Mentzer, também conhecida como “Heavy Duty Inc”, em 1994. MYM foi baseada no sucesso das roupas de musculação “CrazeeWear” de Don Smith. Os três sócios queriam capitalizar o estilo de vida fitness, que hoje em dia tem sido mainstream. Com a benção e promoção de Joe Weider, o trio fabricou e distribuiu sua própria linha de sportswear.

Mentzer morreu em 10 de junho de 2001 em Rolling Hills, California. Ele foi achado morto em seu apartamento, devido a problemas no coração, pelo seu irmão mais novo e também fisiculturista, Ray Mentzer. Dois dias depois seu irmão Ray também morreu enquanto dormia, depois de complicações de uma longa batalha contra a doença de Berger.

Títulos

1971 Mr. America – AAU, 10° lugar
1971 Teen Mr America – AAU, 2° lugar
1975 Mr. America – IFBB, Medium, 3° lugar
1975 Mr. USA – ABBA, Medium, 2° lugar
1976 Mr. America – IFBB, Campeão Overall
1976 Mr. America – IFBB, Medium, 1° lugar
1976 Mr. Universe – IFBB, MiddleWeight, 2° lugar
1977 North American Championships – IFBB, Campeão Overall
1977 North American Championships – IFBB, MiddleWeight, 1° lugar
1977 Mr. Universe – IFBB, HeavyWeight, 2° lugar
1978 USA vs the World – IFBB, HeavyWeight, 1° lugar
1978 World Amateur Championships – IFBB, HeavyWeight, 1° lugar
1979 Canada Pro Cup – IFBB, 2° lugar
1979 Florida Pro Invitational – IFBB, 1° lugar
1979 Night of Champions – IFBB, 3° lugar
1979 Mr. Olympia – IFBB, HeavyWeight (over 200 pounds) 1st, Overall 2° lugar
1979 Pittsburgh Pro Invitational – IFBB, 2° lugar
1979 Southern Pro Cup – IFBB, 1° lugar
1980 Mr. Olympia – IFBB, 5° lugar

Deixe seu Comentário!

Sobre Nutrição & Musculação

Nutrição & Musculação
É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo autoral e traduções sem prévia autorização.

Veja Também

mr-olympia-2016-lista

Lista oficial dos competidores do Mr. Olympia 2016

Categoria Open Bodybuilder Atleta País William Bonac Netherlands Justin Compton USA Brandon Curry USA Nathan …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
Close