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Arroz Branco e Integral

Arroz branco ou integral? Quem ganha essa batalha?

Quando o assunto é hipertrofia muscular, além das proteínas, como peito de frango, whey, caseína, carnes magras, peixe branco e ovos, há também, é claro, as fontes básicas de carboidratos. Os carboidratos são de extrema importância na dieta de muitos fisiculturistas, mas muitos destes atletas acabam usando as mesmas fontes de carboidratos todos os dias. Como fonte diária de carboidratos, o arroz é, sem dúvida, um dos alimentos mais populares e comumente utilizados. No entanto, as opiniões sobre o arroz parecem estar divididas meio a meio, já que algumas pessoas defendem o arroz branco, enquanto outras preferem o integral. É muito difícil encontrar um fisiculturista que misture arroz branco e integral, por isso vamos explicar as diferenças entre o arroz branco e o arroz integral, citando os prós e os contras de cada um deles, para te dar uma ideia de qual deles é considerado o mais benéfico, ou se é impossível escolher um só.

Índices glicêmicos

Pode-se dizer que o que mais diferencia o arroz branco do integral é o I.G. (índice glicêmico). Pra resumir, o I.G. é uma classificação de quão rápido e com que intensidade um alimento aumenta o nível de açúcar no sangue de uma pessoa. Quanto maior for o I.G. de um alimento, mais rápido o corpo irá digeri-lo e aproveitá-lo; logo, o nível de açúcar no sangue vai subir mais – e mais rapidamente, também. O que isso tem a ver com o debate entre o arroz branco e o arroz integral? Bom, para simplificar, os dois tipos de arroz têm índices glicêmicos muito diferentes: o I.G. do arroz branco é bem mais alto do que o do integral. Por causa disso, o arroz integral é considerado muito mais saudável do que o branco, mas o arroz branco tem muitas utilidades, ainda mais de um ponto de vista de quem busca a hipertrofia muscular, e está longe de ser considerado ruim para a saúde.

Benefícios do Arroz Branco

Arroz BrancoComo já falamos, apesar do arroz integral ser o mais saudável dos dois, o arroz branco ainda tem seu lugar na dieta, especialmente se você estiver querendo estimular o crescimento e a regeneração muscular. Vejamos alguns dos principais benefícios do arroz branco:

Liberação Rápida de Energia

Se você estiver querendo algo para comer antes do treino que te dê energia rápida sem te deixar sentindo inchado ou desanimado para o treinamento, o arroz branco é o ideal. Por causa de seu I.G. ele é digerido e absorvido muito mais rapidamente do que o arroz integral, o que quer dizer que você pode começar a treinar bem mais rápido, te dando aquela energia que você precisa logo antes, e durante, o treino.

Utilização no Pós-Treino

Outro grande benefício do arroz branco é que, se for consumido logo após terminar o treino, ele pode aumentar o nível de insulina em seu sangue – por ser considerado um carboidrato simples, dado o seu I.G. – o que vai ajudar a transportar mais nutrientes para os seus músculos depois do treino, dentro daquela tão importante “janela anabólica” de cerca de uma hora após o exercício físico.

Cozinha Mais Rápido

Outro benefício do arroz branco é que ele cozinha muito mais rápido do que o integral, o que é perfeito para quando você não tem muito tempo. Arroz integral leva mais de duas vezes o tempo do arroz branco para cozinhar, o que pode ser irritante se você está com pressa ou se você precisa comer logo.

Benefícios do Arroz Integral

Arroz IntegralAgora que já falamos do arroz branco, vamos dar uma olhada mais de perto no arroz integral e em o que, exatamente, o torna tão mais saudável que o arroz branco.

Contém Selênio

Um dos primeiros benefícios do arroz integral é que ele é cheio de minerais, incluindo o selênio, que diminui muito suas chances de ter câncer, artrite e doenças cardíacas, entre outras.

Melhora o Sistema Imunológico

Não só ele é rico em minerais, mas também contém muitas vitaminas e antioxidantes, incluindo vitaminas B e folato. O sistema imunológico fica mais forte e saudável quando tem mais vitaminas, minerais e antioxidantes, e o arroz integral, sendo rico nestes nutrientes, é ideal para te ajudar a ficar com seu sistema imunológico blindado.

É Rico em Fibras

Outro grande benefício do arroz integral é que ele é rico em fibras, o que ajuda a promover uma digestão saudável, a proteger contra diversos tipos de câncer (de intestino, de estômago, de cólon, etc.), a diminuir o colesterol LDL (o que ajuda a te proteger contra a hipertensão e doenças cardíacas), e até a se sentir satisfeito por mais tempo, podendo ajudar em dietas para redução de peso.

Então, caros leitores da “Nutrição & Musculação”, qual é o melhor? Não existe um melhor! Os dois tem espaço na sua dieta dependendo da estratégia do momento, de suas necessidades e preferências pessoais. Coma o que você mais gosta.

Boa alimentação e bons treinos!

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