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Aeróbio em jejum vai te ajudar a queimar mais gordura

Fazer jejum pode oferecer diversos benefícios para a saúde, desde que feito da forma certa.

Muitos acham que fazer jejum é ficar sem comer por longos períodos… mas o jejum benéfico não é o mesmo que passar fome. Afinal, você faz jejum todos os dias, já que não come nada durante a noite, depois de sua última refeição.

Dar um descanso ao seu sistema digestivo permite que recursos vitais sejam direcionados para a recuperação do corpo, a regeneração, a desintoxicação e a manutenção.

Fazer jejum de vez em quando, como comer apenas coisas leves por dois dias por semana, pode levar a diversas mudanças hormonais e metabólicas benéficas que podem ajudar a prevenir a diminuição do cérebro, doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer.

Pesquisas sugerem que fazer aeróbio em jejum pode ajudar a queimar gorduras mais rápido…

Aeróbio em Jejum ajuda a queimar mais gordura

six-packSe você já dedica algum tempo à musculação, você deve estar interessado em aproveitar ao máximo esse tempo e ganhar o máximo de benefícios no período mais curto possível.

Um estudo recente tentou avaliar os efeitos do treino aeróbico em jejum e alimentado.

19 homens foram divididos em dois grupos, um grupo fazia treino aeróbico em jejum e o outro treinava depois de se alimentar.

Durante cada sessão, os sujeitos passavam por medições antropométricas, respondiam a um questionário sobre sua dieta e faziam exames de sangue e urina.

O grupo que fez o aeróbico em jejum teve uma redução tanto em peso corporal quando em gordura corporal, sendo que esta última não se alterou no grupo que se alimentava.

Os pesquisadores concluíram:

…treino aeróbico em jejum diminui o peso corporal e a porcentagem de gordura corporal. Em contraste, treino aeróbico quando alimentado só diminui o peso corporal. Além disso, o jejum levou a uma mudança em alguns parâmetros metabólicos que não ocorreram no grupo alimentado.

Quando você se exercita em jejum, seu corpo é forçado a abrir mão da gordura, já que os processos de queima de gordura são controlados por seu sistema nervoso simpático (SNS) e seu SNS é ativado pela falta de comida. A combinação de jejum e exercício maximiza o impacto de fatores celulares e de catalizadores (AMP cíclica e AMP quinase), que força a quebra de gordura e glicogênio para energia.

Como o aeróbio em jejum pode te ajudar

Simplificando, jejum e exercício levam a muito stress oxidativo, o que é benéfico para seus músculos. De acordo com o especialista em fitness, Ori Hofmekler, o stress oxidativo é:

“…essencial para manter o maquinário dos músculos em dia. Tecnicamente, o stress oxidativo agudo torna seus músculos cada vez mais resilientes; ele estimula a produção de glutationa e de SOD [superóxido dismutase, o primeiro antioxidante mobilizado por suas células para defesa] em suas mitocôndrias junto com o aumento de capacidade muscular para utilizar energia, gerar força e resistir à fadiga.
Logo, se exercitar e jejuar ajudam a combater todos os principais determinantes de envelhecimento muscular. Mas há mais uma coisa sobre se exercitar e jejuar. Quando combinados, eles ativam um mecanismo que recicla e rejuvenesce seu cérebro e seus músculos.”

caminhada-esteiraO mecanismo ao qual ele se refere é o ativar de genes e fatores de crescimento, incluindo o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e fatores reguladores dos músculos (MRFs), que sinalizam células do tronco cerebral e células satélite dos músculos para se converterem em novos neurônios e novas células musculares, respectivamente. Isso quer dizer que se exercitar em jejum pode te ajudar a manter seu cérebro, seus neuro-motores e suas fibras musculares biologicamente jovens.

O efeito combinado de tanto jejum intermitente e exercício curto e intenso pode ir além de ajudar a queimar mais gordura e perder peso, ajudando a:

  • Reverter o relógio biológico nos seus músculos e cérebro
  • Reforçar o hormônio do crescimento (GH)
  • Melhorar a composição corporal
  • Melhorar a função cognitiva
  • Reforçar a testosterona
  • Prevenir a depressão

“Jejuar promove a quebra muscular junto com a remoção de proteínas quebradas e células danificadas para a reciclagem. Apesar de tudo, para totalmente rejuvenescer seus músculos, você precisa garantir a regeneração de novas células musculares. E é nesse momento que o exercício entre em cena. Ele ativa o mecanismo que converte células satélite musculares em novas fibras musculares. E ele alveja seus neuromotores rápidos e ajuda a manter suas fibras musculares rápidas intactas.”, explica Ori

Faça seu aeróbio em jejum antes da primeira refeição do dia

Você pode conseguir muitos dos benefícios do exercício em jejum ao se exercitar logo que acorda, de estômago vazio. Isso acontece porque comer uma refeição cheia, especialmente carboidratos, antes de treinar vai inibir seu sistema nervoso simpático e reduzir a queima de gordura. Comer muitos carboidratos ativa seu sistema nervoso parassimpático, que promove a estocagem de energia, exatamente o oposto do que você quer.

Treinar de estômago vazio vai efetivamente forçar seu corpo a queimar gordura e oferecer outros benefícios. Por exemplo, um estudo mostrou que aqueles que faziam aeróbio em jejum tinham níveis elevados de uma proteína muscular que tem um papel chave na sensibilidade à insulina. A resistência à insulina é a raiz da maior parte das doenças crônicas, o que faz com que manter a regulação da insulina seja um fator primordial para a boa saúde.

Lembre-se de se hidratar bem antes, durante e depois da atividade física. Bons treinos!

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