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5 alimentos para deixar seu cérebro blindado

Preocupado em manter sua memória saudável mesmo após o passar dos anos? De acordo com estudos mais recentes, mais de 5 milhões de americanos sofrem com Alzheimer e, assustadoramente, 1 em cada 3 idosos morrem com demência.

Apesar dessas informações serem alarmantes, há uma luz no fim do túnel: o que você come pode ajudar a reduzir os riscos de uma futura perda cognitiva.

Essas são 5 escolhas que você pode fazer a partir de hoje para melhorar sua saúde cerebral.

1. Comer grãos integrais

Um jeito prático de aderir a uma dieta mais saudável para seu cérebro consiste em garantir que ao menos metade dos grãos presentes no seu prato sejam grãos integrais. Esses grãos possuem diversos nutrientes como proteína, fibra, vitaminas do complexo B, antioxidantes, minerais como ferro, zinco e magnésio.

2. Frutos do mar

Diversos estudos mostram que peixes como salmão, linguado e atum são ricos em EPA e DHA Ômega 3, os quais reduzem o risco de demência. Recomenda-se incluir uma porção de peixe ao menos uma vez por semana. Que tal fazer um jantar fácil e prático, um peixe que toda família irá elogiar?

3. Vegetais e Frutas

Você já deve ter escutado que uma dieta rica em frutas e verduras favorece a manutenção da saúde cardíaca e reduz o risco de certos tipos de câncer, assim como também melhora a saúde do seu cérebro. Isso deve-se ao fato de encontramos nesses alimentos nutrientes como folato, carotenóides e antioxidantes. Um estudo demonstrou que idosos que ingerem ao menos três porções de vegetais por dia reduziram em 40% a taxa de perda cognitiva em comparação com aqueles que só consumiam menos de uma refeição por dia.

Recomenda-se ao menos 1 porção de folhas escuras combinadas com 1 porção de outro tipo de vegetais, assim como frutas vermelhas, ao menos duas vezes na semana.

4. Consuma a Colina

Não sabe o que é a colina? Pois deveria! Colina é um nutriente essencial na formação das estruturas do sistema nervoso, o que inclui neurotransmissores responsáveis pela memória.

Estudos mais recentes sugerem que pessoas as quais consomem altas doses de colina melhoram sua cognição e memória. Infelizmente quase 90℅ das pessoas não consomem os níveis diários recomendados dessa substância, que é de 550mg por dia. Para tal, é necessário incluir na sua dieta alimentos que sejam ricos nessas substâncias: certos tipos de peixes (salmão, bacalhau, camarão), ovo (a colina está na gema), carne vermelha e aves. Ela também é encontrada em pequenas porções em diversas frutas e legumes, leite, chocolate e castanhas.

5. Escolha gorduras saudáveis

O que é bom para o coração também é para a mente. Uma dieta focada na saúde cerebral, como a mediterrânea, restringe alimentos ricos em gordura saturada como carne, queijo e manteiga, e permite alimentos ricos em gorduras saudáveis como peixes, castanhas e óleos vegetais, o que inclui azeite. O azeite de oliva é bom para se fritar e para se obter um sabor mais encorpado.

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